Sou apaixonado por histórias. Em São Paulo, capital, onde nasci e morei até os 19 anos, sempre gostei de viver aventuras e de conviver com personagens extraordinárias nas páginas dos livros. Daí para a Faculdade de Jornalismo foi um pulo.
Queria contar histórias para todos, especialmente as histórias de gente simples com seus destinos marcados por tragédias e bem-aventuranças. Escrevi mais de 500 reportagens, visitei o Haiti em 2009 e vi de perto a guerra civil no país caribenho. Desde 2016 me dedico exclusivamente aos livros.
Produzo biografias, obras para empresas e literatura. O nascimento dos meus filhos — Isabela e João Pedro — me inspirou a escrever para crianças e jovens. Gostei tanto da experiência que não parei mais. Já espalhei muitas histórias por aí.
Biografia (para as crianças)
1986 a 1994 – Cursei o ensino fundamental na Escola Municipal Antônio Estanislau do Amaral. A Tia Lene foi a primeira professora.
1990 - Fiz um desenho bonito e ganhei como prêmio uma visita a Estação de Tratamento de Água e Esgoto da Sabesp. Fiz amigos para a vida toda.
1993 a 1999 – A minha família tinha uma mercearia. Eu fazia de tudo. Era caixa, repositor, entregador. Foi um período de descobertas e de aprendizado. A parte negativa: a nossa loja foi assaltada 37 vezes e decidimos ir embora de São Paulo.
1994 – Fui com um amigo ao Estádio Pacaembu e assisti pela primeira vez a um jogo do São Paulo. Foi uma das experiências mais legais. Pena que o meu time perdeu por 3 x 1 para o América, de São José do Rio Preto (SP).
1995 a 1998 – Ingressei em cursos sem nenhuma conexão entre eles, com aulas de violão, informática, datilografia, karatê e canto.
1996 a 1998 – Cursei o ensino médio na Escola Estadual Professor Alberto Conte e montei uma banda de rock com os amigos da classe, sem saber tocar nada. Saí da música com a mesma velocidade que entrei. Também fiz amigos para a vida toda.
1999 – Mudamos para uma cidade chamada Bady Bassitt (SP), com menos de 20 mil habitantes, no Interior de São Paulo.
2004 a 2016 – Trabalhei no Jornal Diário da Região, um dos mais importantes do Interior de São Paulo. Sempre gostei de ser repórter, conversar com as pessoas, visitar vários lugares e contar histórias
2005 – Conheci a Mariana, começamos a namorar e nos casamos três anos depois.
2006 – Lancei o primeiro livro, “O fim do silêncio”, de poesia.
2009 – Visitei o Haiti e escrevi a minha reportagem mais importante, com 16 páginas. Recebi um prêmio do Sindicato dos Jornalistas.
2009 – Publiquei o livro “Depois do Silêncio”, também de poesia, e ganhei um prêmio.
2013 – Criei uma cápsula do tempo para festejar os 63 anos do jornal. Os moradores nos ajudaram a escolher 63 itens que representavam bem a cidade. A cápsula foi enterrada, na sede da empresa, e será aberta em 2050.
2015 – Nasceu o João Pedro, o meu filho.
2016 – Parei de trabalhar no jornal, depois de 12 anos, e passei a me dedicar aos livros de forma exclusiva.
2016 a 2021 – Escrevi dez livros para empresas, contando a história de cidades ou sobre outras pessoas.
2018 – Publiquei o primeiro livro infantil, “A menina que adora perguntar”, ilustrado pela Vanessa Alexandre. O texto foi inspirado na Isabela, ganhou um prêmio e foi finalista de outro, chamado Off Flip de Literatura.
2019 – Publiquei “O menino que reinventou o mundo”, inspirado no João Pedro, com ilustrações de Felipe Tognoli, e “A revolução das crianças”, ilustrado por Vanessa Alexandre. Os dois também foram premiados.
2019 – Escrevi “Asa Branca – a biografia” para o público adulto.
2020 – O texto “O caminho da escola” foi finalista do Prêmio Barco a Vapor, com escritores de todo o Brasil.
2020 – Mandei um exemplar de “A revolução das crianças” para o Papa Francisco, porque ele sempre fala sobre crianças refugiadas. Como resposta, recebi uma carta do Vaticano.
2020 – Durante a pandemia de Covid-19, publiquei outro livro de poesia para adultos, “Cidade Poética”, com 70 autores de São José do Rio Preto. A publicação foi possível graças a mais um prêmio de incentivo à cultura.
2020 – Desenvolvi o projeto “Vamos criar uma biblioteca?” para arrecadar livros e doá-los para escolas. Na primeira temporada, mandamos 1.500 unidades para Juazeiro (BA).
2021 – Lancei “O caminho da escola”, em parceria com a ilustradora Bruna Assis Brasil.
2021 – “A menina que adora perguntar” foi distribuída para crianças de Moçambique dentro do projeto Tawanda, que significa "já somos muitos" (no dialeto shonna).
2021 – “O menino que reinventou o mundo” ganhou uma tiragem, com 6 mil exemplares, distribuída de graça para leitores de 15 cidades do Paraná.
2021 – “Asa Branca – a biografia” foi finalista de um prêmio nos Estados Unidos, chamado AWARDS - Destaques Literários da Academia Internacional de Literatura Brasileira.
2021 – Na segunda temporada da campanha “Vamos criar uma biblioteca?”, arrecadamos 1.100 livros para três escolas de São José do Rio Preto: Amélia Balbo Sacchetin, Maria Inês Arnal e Extensão João Paulo II. Todas criaram suas bibliotecas.
- Lancei o livro Vidas entrelaçadas (poesia)
- Finalista do Prêmio da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).
- Indicado ao Prêmio AWARDS Destaques Literários da Academia Internacional de Literatura Brasileira.
- Selecionado na 20ª edição do Programa de Leitura Adote um Escritor. Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS).
- Indicado ao Prêmio Juca Pato 2022.
- Selecionado no Prêmio Nelson Seixas, categoria Literatura.
- Finalista do 4º Prêmio Afeigraf de Literatura Infantil.
- Nova edição do livro A menina que adora perguntar.
- Participa do Festival de Literatura Falzim.
- Palestra na Feira do Livro da Unesp.
- Ganhei o selo da Cátedra Unesco de Literatura/PUC-RJ com o livro As histórias.
- Palestra na Semana de Letras da Unilago.
- Palestra Sesi Rio Preto.
- Lançamento do livro infantojuvenil Girassolino.
- Bate-papo sobre o livro O caminho da escola no Sesc Nova Iguaçu (RJ).
- Bate-papo sobre o livro O caminho da escola no Sesc Ramos (RJ).
- Bate-papo sobre o livro O caminho da escola no Sesc Madureira (RJ).
- Bate-papo sobre o livro O caminho da escola no Sesc Tijuca (RJ).
- Visita com adoção dos livros na escola Aparecida Homsi Salles Cunha, em Rio Preto.
- Visita com adoção dos livros na escola Adelício Teodoro, em Rio Preto.
- Visita com adoção dos livros na escola Dom José Joaquim Gonçalves, em Rio Preto.
- Bate-papo Sesc Rio Preto sobre literatura infantil.
- Publicação do livro infantil “Eu sou assim. E você?”.
- Bate-papo sobre temas difíceis para as infâncias na Feira do Livro da Unesp.
- Oficina no Senac de Rio Preto sobre como publicar o primeiro livro.
- Finalista do Prêmio Destaque Literários 2024, pela produção infantojuvenil, no prêmio organizado pela Academia Internacional de Literatura Brasileira (Nova York/Miami).
- Lançamento de livros na Semana de Letras da Unesp de Rio Preto.
- Lançamento do livro infantil “Eu sou assim. E você?” no Plazza Avenida.
- Selecionado no Prêmio Nelson Seixas 2024.
- Participação no PNLD 2023 com o livro “O caminho da escola”.
- Selecionado no Kit Literário da Prefeitura de Belo Horizonte, com “O caminho da escola”.
- Menção honrosa no Concurso Internacional de Literatura da UBE-RJ, com o livro “O caminho da escola”.