Livro infantil é finalista de prêmio Off Flip

Vida da Helô
fevereiro 28, 2018
Livro sobre gado Tabapuã
abril 24, 2018

Reportagem publicada no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, em 12/04/2018

Autor: Beto Carlomagno

 

O novo livro do jornalista e escritor rio-pretense Raul Marques ficou entre os finalistas no Prêmio Off Flip de Literatura, na categoria infanto-juvenil. Ele teve sua obra selecionada entre 155 livros do gênero de todo o Brasil que se inscreveram no prêmio. Foram dez escolhidos, dos quais três foram eleitos os vencedores – classificados entre primeiro, segundo e terceiro lugar – e os sete restantes listados como finalistas, sem ordem de classificação.

O vencedor no gênero infanto-juvenil terá sua obra publicada em livro ilustrado e os finalistas poderão assinar contrato de edição em parceria com o Selo Off Flip. O sarau de premiação acontecerá no Centro Cultural Sesc Paraty, durante a Festa Literária Internacional de Paraty.

“Eu, como finalista, tenho a possibilidade de publicar o livro com o selo da Flip”, conta Raul, que inscreveu seu próximo trabalho na competição. “Participam obras inéditas, textos originais. O livro está finalizado, pronto para a produção”, diz.

Intitulado A Menina que Adorava Perguntar, o livro é todo inspirado na filha de Raul, Isabela, de seis anos. “A história mostra o bonito momento em que a criança começa a descobrir o mundo. São tantas informações, descobertas e novidades que a criança fica repleta de dúvidas, então, passa a perguntar sobre tudo. A história caminha assim: ela aprende perguntando”, explica.

Agora Raul espera um retorno da organização para ver como funciona o processo para tentar a publicação do livro pelo selo da Flip, uma possibilidade para os finalistas. “A classificação mostra que pode ter algum valor o livro.”

O prêmio

O prêmio tem por objetivo estimular a criação literária em língua portuguesa. Tem também como horizonte divulgar o trabalho e viabilizar a vinda dos autores vencedores a Paraty durante o período da Flip. A comissão julgadora é formada por escritores de expressão no cenário literário brasileiro.